Fildoyoga.png
Filosofia do Yoga

MAS AFINAL, O QUE
É O YOGA?

 Esse curso tem o objetivo de te aproximar um pouco mais da filosofia do yoga para que você entenda um pouco de onde isso veio e para que serve?

É claro que vamos buscar respostas simples pra isso porque aqui não é um curso de formação.
Para falar sobre o que é o yoga, ainda que seja de uma maneira simples, a gente precisa voltar um pouquinho, mais de 2 mil anos atras para o Yoga sutras de patanjali, onde temos codificados os princípios essenciais do Yoga.
O caminho que o yoga aponta é para transformação e expansão da consciência em todas as dimensões do ser humano. As posturas, os asanas, servem como veiculo ao longo dessa jornada. Como se fosse um degrau de uma escada e não como o fim em si mesma.
O diamante já está dentro de nós, o que o yoga faz é oferecer ferramentas através das técnicas que irão polir o diamante. Mas o pré-requisito é estar aberto.
Patanjali propõe as 8 partes ou 8 membros do yoga: Yamas, Nyamas, asanas, pranayama, pratyahara, dharana, dhyana e samadhi. E é por isso que todo praticante de yoga entende que a prática de yoga vai muito além de posturas. Posturas são apenas 1\8 da prática. Todo restante são aspectos que só você vai conseguir saber se está praticando ou não. Não existe como medir.
Eu gosto muito de pensar que o primeiro lugar que nós habitamos é nosso corpo e o segundo é o mundo, então temos que cuidar dos dois como se fossem um. É nesse lugar que o yoga propõe atitudes para cuidar do outro e atitudes para cuidar de si mesmo, com os yamas e nyamas.
Nesse curso vamos nos aproximar e entender sobre os Yamas e compreender o que são essas recomendações para o bem viver. O curso é uma aula gravada realizada via Zoom, com mais de 5 horas de conteúdo  e acesso de até 6 meses.

Política de segurança e responsabilidade.
Em todos os casos procure seu médico antes de praticar, especialmente em casos de doenças crônicas, de risco e gravidez. 
Não faça nada que não esteja seguro. Sempre tire dúvidas antes, cuide do seu corpo e conheça seus limites. Não nos responsabilizamos por lesões ou eventuais acidentes.